Nasci numa família católica e que tinha muitos vínculos com igrejas evangélicas e também grupos espíritas. Mas fui batizado na Igreja Católica, fiz todos os processos necessários, batismo, comunhão e crisma.
Sempre gostei de participar de grupos de jovens ajudei na fundação de um, mas realmente era minha adolescência e tinha vários amigos e todos marcaram minha vida positivamente.
Tinha grande admiração por alguns padres que eu achava as melhores referencias do meu mundo, mas sentia que existia muito mais coisas que deveríamos saber sobre a religião mas que ficava restrito a poucos.
Mas eu achava que eu não era só daquele mundo, pois, eu quando ia em alguns encontros na igreja sempre me passaram a imagem de que eu era pecador e que Jesus morreu por causa de nós, dos nossos pecados. Em alguns momentos passava a imagem de que aquele Jesus era sofrido, bravo se eu fizesse algo errado....me sentia culpado.
Sempre que tinha encontros que eram super planejados a sensação final era aquela de sofrimento, repetição de orações incessantes, pessoas chorando de emoção mas era triste pois deveria ser momentos de alegria com Jesus, celebrar a vida dele e as coisas boas que ele deixou.
Enfim aquilo eu não entendia, eu sempre achei que o meu Jesus era alegre, feliz que eu pudesse conversar com ele, mas ao contrário eu para pagar meus pecados devia confessar-me, mas aquilo não estava claro para mim.
Nunca entendi muito bem a parte de ter que se confessar com alguém sobre coisas que só diziam respeito a mim. Vi varias vezes pessoas fazerem coisas horríveis após se confessar mas ficava zerado para o padre era o que importava.
Eu ficava muito triste em ter que ir na igreja para ter que sofrer, sendo que achava que lá seria o local de meditação e contemplação.
Acredito que a mudança veio com a doença de uma pessoa na família onde procuramos varias formas medicas e espirituais para cura.
E o resultado foi incrível eu descobri que existia algo em outros locais que tinham uma visão de querer ajudar as pessoas a progredirem na sua fé ou na sua caridade.
O resultado salvou essa pessoa e desde esse dia eu comecei a despertar para a curiosidade da leitura na biblioteca de minha cidade, lia de tudo que levasse aos ensinamentos que antes eu reprovara.
Li tanto que pude descobrir que o nome correto não é só Jesus....mas sim Jesus Cristo, aquele que tem o espírito santo cristico junto. Jesus Cristo recebeu o seu batismo de João Batista naquele momento ele se tornou mais que um ser humano ou profeta, ele passou a ser a nossa referencia como filho de Deus e de Maria recebeu a alma cristica.
Aprendi que Deus nos deu seu filho para mostrar a nós na época que o mundo estava errado e que deveria mudar e que no futuro as coisas deveriam ser diferentes.
Deus não disse que deveríamos sofrer todos os dias pela morte de seu filho ou que temos de nos martirizar, mas sim que sejamos pessoas boas e de caráter no que fazemos.
Nessas leituras descobri muitas coisas em livros e edições que ate o momento a igreja nunca aceitou como outra forma de contar a historia na bíblia, muitas citações foram mudadas na bíblia em favor dos Papas na época para poder controlar o povo.
Aprendi nessa época o valor da oração sincera e não aquela mecânica repetitiva, e saiba que orar é bom mesmo mas com suas palavras sinceras que brotam de seu coração.
Aprendi técnicas que adaptei nas orações, em agradecer pelo que tenho, em rezar pelo mundo, necessitados ou que estejam em risco de sofrimentos, em rezar pela saúde das pessoas e finalmente pedindo que Deus ajude em alguma situação, mas que ajude da forma que ele desejar sem negociar.
Técnicas essas que facilitam a oração e com uma leitura de algum trecho de livro.
Minha sugestão é quando rezarem fazer partes de oração normal e contemplar textos da bíblia para poder aflorar as ideias e pensamentos.
Nesse período aprendi a conhecer e respeitar varias denominações religiosas, tiro de cada uma as coisas boas que tenham, claro que existem coisas ruins essas deixo para trás.
Hoje vou nas missas aos domingos mas com outra visão diria mística em observar toda a os passos da liturgia, sei que a maioria das pessoas não sabe o que cada palavra serve na liturgia da missa, ali temos um rito harmonioso e lindo.
Pena que muitos vão assistir por obrigação ou para dizer que foram, mas não sabem o sentido do ritual.
Em cada religião ou grupo temos coisas boas, todos os ensinamentos são validos para ajudar o próximo em vários momentos.
Hoje em dia as pessoas precisam de orientação e uma boa palavra para poderem superar seus problemas. Disse superar os problemas e isso quer dizer mostrar a elas o caminho, mas somente compete a elas a mudar, ninguém tem obrigação de mudar se não quer.
Cada local tem as suas oferendas, orações, liturgias e princípios que devem ser respeitados, procurei conhecer varias formas de ensinamentos para ajudar as pessoas a se desenvolverem.
Ainda aprendo todos os dias com as coisas da vida, e isso me deixa feliz em saber que tenho o poder de aprender ainda e nunca mais ficar na ignorância de desconhecer algo.
Religião tem que ter respeito e também alegria em celebrar Jesus Cristo, Maria e os Santos sejam eles de qualquer denominação.
Então minha religião é todas que deixam as pessoas bem, saber tolerar as diversas denominações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário